Créditos da imagem: Divulgação

Um dos eventos importantes do mercado foi a aquisição da sonda de perfuração West Capricorn pela PetroRio (PRIO) em 2022. A petroleira formalizou a compra com a empreiteira de perfuração offshore Aquadrill mediante ao pagamento total estimado de US$ 40 milhões.

A West Capricorn tem capacidade de perfuração de 80 metros a 3 mil metros e deve ser utilizada na revitalização dos atuais campos da petroleira. Além disso, poderá ser trabalhado o arrendamento da sonda submersível para terceiros, inclusive, já foi fechado um contrato com a Ocyan, para uso por 730 dias, o que gerará mais avanços ao mercado e novas ofertas de emprego.

Entenda mais sobre a West Capricorn 

A sonda, que é considerada de última geração, tem potencial de trazer mais eficiência às perfurações nos campos de petróleo, sendo um modelo híbrido e com sistema de posicionamento dinâmico e ancoragem.

A West Capricorn foi construída em 2011 e trazida de Trinidade e Tobago para o Brasil, local de sua reativação. Além de toda capacidade de perfuração, também pode ser utilizada em trabalhos submarinos.

Perfuração offshore e sua importância

A técnica de perfuração offshore, realizada por meio de plataformas, tem grande relevância para a economia mundial, afinal, o petróleo é um recurso bastante requisitado. 

De acordo com a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 2021 a demanda global foi de 96,9 milhões de barris por dia, e a estimativa é de que esse número chegue a 109,5 milhões em 2035.

Por meio da perfuração offshore, é possível explorar reservatórios localizados em áreas de difícil acesso, contribuindo para que aumente o potencial no ramo. Por ser de grande complexidade, a atividade exige equipamentos de qualidade e com tecnologia que permite acompanhar as demandas do mercado, como é o caso da West Capricorn.

Atuação da Proper Marine na aquisição da West Capricorn pela PRIO

Créditos da imagem: Arquivo pessoal

Na aquisição da sonda semissubmersível West Capricorn pela PRIO, a Proper Marine executou as análises tanto da embarcação Seaway 7 Hawk (Heavy Lift) quanto da própria West Capricorn, considerando as cargas ambientais de transporte durante a navegação.

Os trabalhos com a PetroRio começaram no início de dezembro de 2022 e se estenderam até o final de janeiro de 2023, até o início da operação de float on, que é o posicionamento da West Capricorn no convés submerso da embarcação Heavy Lift.

O diferencial deste projeto foi desenvolver uma análise estrutural complexa envolvendo a interação entre duas embarcações submetidas aos carregamentos ambientais em um curto prazo, capaz de gerar resultados confiáveis para estabelecer o melhor arranjo dos picadeiros de modo a garantir a integridade estrutural do conjunto durante a viagem.

Apesar da complexidade, as atividades foram realizadas por dois engenheiros navais, que conseguiram modelar as duas embarcações em tempo recorde. 

A análise de engenharia proporcionada pela Proper Marine ofereceu resultados confiáveis para o time de operações que elaborou o arranjo dos picadeiros de forma que garantisse a integridade estrutural das duas embarcações, proporcionando uma viagem segura do início ao fim.

Dessa forma, a Proper Marine se destacou pela sua atuação eficiente na aquisição da West Capricorn pela PRIO, demonstrando sua expertise e contribuindo para uma operação segura e bem-sucedida.

Acesse nosso site e confira outros projetos de engenharia naval e offshore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *