A docagem do Geonísio Barroso, da Asgaard Bourbon, foi gerenciada pela Proper Marine, que com equipes colaborativas e integradas, desenvolveu o projeto com sucesso, atendendo aos prazos previstos e as necessidades do cliente.
O processo de docagem é uma operação complexa, que envolve inúmeras atividades, como manutenção de máquinas, equipamentos e estruturas da embarcação. Além de necessitar de um planejamento detalhado, implica em expertise profissional na área.
Continue lendo esse artigo e conheça mais detalhes sobre o processo de docagem do Geonísio Barroso e da atuação das equipes da Proper Marine, gerenciando a docagem e garantindo serviços de excelência.
A importância do processo de docagem
A docagem do navio Geonísio Barroso, da Asgaard Bourbon, foi uma operação que exigiu um esforço conjunto da equipe especialização da Proper Marine, visando o gerenciamento assertivo e atendimento de todos os protocolos necessários.
De acordo com o gerente e executor da docagem, Maurício Santos, o processo de docagem é essencial para assegurar as boas condições de operação das embarcações, além de garantir a eficiência e manter a segurança dos navios e outros benefícios:
“Os navios têm ciclos de vida e de manutenção, e o navio em questão atingiu o ciclo de vida de 20 anos, necessitando de um fechamento de ciclos. Os ciclos de manutenção são geralmente de 5 anos, durante os quais diversas manutenções podem ser realizadas, incluindo docagem e outros serviços. No entanto, após 20 anos, a manutenção torna-se obrigatória para a reclassificação e emissão de certificados, exigidos pela classificadora”.
No caso da docagem do navio Geonísio Barroso, o executor da docagem comenta que foi um projeto complexo, que exigiu uma gestão cuidadosa e um planejamento detalhado.
“Controlamos todo o trabalho, detalhes e observações, até a altura do picadeiro, onde identificamos desvios em relação ao que estava projetado e contratado. Além disso, gerenciamos a quantidade de andaime, guindaste, otimização de guindaste e andaime, e medimos tudo para garantir a gestão precisa dos recursos, bem como executamos a parte técnica de pintura, reduzindo significativamente o custo do projeto”.
Como foi desenvolvido o processo de docagem?
Para o gerenciamento da docagem do Geonísio Barroso, que implicou na supervisão e controle de todas as atividades executadas em cada uma das partes da embarcação, a equipe da Proper Marine ficou responsável pela gestão da obra, juntamente com um representante da Asgaard para aprovar serviços e fornecimentos.
Conforme esclarece Jefferson Santos, supervisor técnico de projetos e obras da Proper Marine, a equipe entrou para o projeto já no momento da execução da docagem, o que dificultou inicialmente o desenvolvimento das atividades, uma vez que não participaram do planejamento inicial de todo o processo a ser realizado.
“No entanto, conseguimos desenvolver a parte dos prazos e colocar as datas na PPU (Planilha de Preços Unitários) elaborada pela Asgaard e o Estaleiro”.
Jefferson Santos comenta que a equipe da Proper Marine gerenciou toda a execução da obra, incluindo as subcontratadas e o Estaleiro, com a própria tripulação executando algumas atividades durante a docagem. Por último, destaca como essa foi uma experiência enriquecedora para a sua bagagem profissional.
“Minha experiência no projeto de docagem foi ímpar. Embora já tivesse trabalhado anteriormente no segmento de reparo naval e realizado atividades embarcadas como visitas a bordo e delimitações, essa foi a primeira docagem que tive a oportunidade de liderar.
Trabalhar ao lado de Maurício, Felipe e Pedro foi muito enriquecedor. O apoio deles tornou a experiência mais gratificante. Pude aprender muito e aplicar minha experiência e expertise na área de reparo naval”.
Após o recebimento do cronograma em MS Project por parte do estaleiro, a Proper Marine realizou a integração do cronograma das atividades do estaleiro com as tarefas dos subcontratados e, ao longo da docagem, gerenciou e ajustou modificações do cronograma preliminar.
O coordenador do projeto, Pedro Vilela, explica que a sua função no projeto de docagem realizado consiste em desenvolver uma visão macro de todo o processo a ser desenvolvido, considerando a visão do cliente e os desafios a serem enfrentados.
A partir disso, eles conseguiram avaliar as dificuldades e fornecer subsídios consistentes para que o cliente pudesse tomar decisões assertivas. Além disso, Pedro Vilela esclarece: “Adicionamos um planejamento extra de acompanhamento de cronograma para fazer a integração das partes que estavam separadas, que também não era algo que o cliente estava esperando, mas entendemos que era essencial para o sucesso da obra”.
Outro ponto destacado pelo coordenador do projeto, foi a elaboração de um relatório detalhado, um diário de docagem, com análises completas e fotográficas dos serviços prestados, acompanhado de um detalhamento das dependências e sobressalentes utilizados.
‘’Entendemos a fundo quais eram os problemas, os pontos que estavam mais críticos, os pontos de maior atenção e entregamos um bom serviço, o cliente ficou feliz com o resultado”.
Desafios e obstáculos para docagem do Geonísio Barroso
Para Felipe José de Sá, assistente comercial na Proper Marine, no decorrer de todo o processo de docagem do Geonísio Barroso, foram muitos os desafios e obstáculos enfrentados pela equipe, especialmente em relação aos subcontratados.
“À medida que o serviço era executado, surgiam problemas inesperados, revelando a necessidade de expertise e trabalho colaborativo em determinadas áreas do navio”.
Felipe cita a importância de destacar a competência da equipe da Proper Marine em gerenciar efetivamente os problemas e conflitos no decorrer do desenvolvimento de todas as atividades executadas no projeto de docagem.
“O gerenciamento assertivo das adversidades que surgiram foi fundamental para o sucesso do projeto, e isso só foi possível graças à sinergia entre a equipe Onshore e Offshore”.
Ele explica que as duas equipes atuaram de forma colaborativa e integrada, pois enquanto a equipe Onshore elaborava os relatórios e atualizava o projeto, a equipe Offshore estava atuando diretamente na embarcação, transmitindo informações essenciais em tempo real.
Conclusão
A Proper Marine concluiu com sucesso o projeto de docagem do navio Geonísio Barroso para a Asgaard Bourbon Navegação. Este esforço conjunto envolveu a manutenção completa das máquinas, equipamentos e estruturas da embarcação.
Embora diversos desafios tenham sido encontrados, a entrega foi realizada com eficiência, atendendo plenamente à demanda do cliente e reforçando o compromisso da Proper Marine com a excelência e a qualidade.
Acesse propermarine.com.br e saiba mais sobre nossas soluções em engenharia naval e offshore.