Créditos da imagem: Pixabay
Muito importante para a economia mundial, a engenharia naval é o ramo responsável pelo projeto, planejamento, construção e manutenção de embarcações marítimas de todos os tipos, como barcos, navios, submarinos e plataformas offshore. Ela está sempre em evolução, acompanhando as novidades do mercado e as tendências tecnológicas.
Atuar nessa área, sem dúvidas, abre um leque de possibilidades. Os profissionais com especialização em engenharia naval podem trabalhar em diversas empresas, tanto nas áreas de projeto e consultoria como na construção e operação de embarcações, nas áreas mercantes e offshore
Se você tem por objetivo trabalhar nesse segmento, acompanhe este artigo e entenda mais sobre a carreira. Além disso, saiba quais são as melhores universidades do Brasil para especialização em engenharia naval.
Como construir uma carreira de sucesso na área naval
O engenheiro naval é o profissional que trabalha com desenvolvimento, construções e manutenções de embarcações, plataformas e outros veículos de transporte por água. Suas responsabilidades envolvem desde a concepção de um novo projeto até a supervisão na construção, atuando, por exemplo, em:
- coordenação das etapas de construção de embarcações;
- gerenciamento de transportes de cargas;
- desenvolvimento de processos de fabricação;
- projetos de sistemas flutuantes;
- pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias;
- análise e cálculo de estruturas;
- manutenção de navios;
- realização de inspeções técnicas;
- elaboração de relatórios e documentos;
- realização de testes dos equipamentos navais.
Para ter uma carreira bem-sucedida no setor, é preciso, primeiramente, buscar formação sólida e atualizada, optando preferencialmente por uma instituição reconhecida. Além disso, é necessário investir em estágios e oportunidade de trabalho para adquirir experiência no setor, não deixando de lado a constante atualização e conhecimentos tecnológicos.
Perfil do profissional e o mercado de engenharia naval
Quem opta por trabalhar nessa área precisa ter uma série de habilidades e competências que o ajudarão a realizar suas atividades com eficiência e qualidade. Algumas características importantes para esse mercado são conhecimento técnico sólido, facilidade em resoluções de problemas, capacidade de trabalhar em equipe, habilidade em gestão de projetos, entre outros.
Além disso, o dia a dia do profissional de engenharia naval envolve muitos cálculos, estudos e dedicação a longo prazo, sendo imprescindível a capacidade de concentração e foco para garantir o bom desempenho. Ser uma pessoa orientada a resultados e que tenha uma visão sistêmica também é importante.
O mercado de trabalho é muito promissor para quem investe em especialização em engenharia naval, visto que existem várias possibilidades de atuação e pouca mão de obra disponível. O maior empregador dessa área são os estaleiros, com dezenas de unidades em todo território nacional, conforme lista atualizada da SINAVAL (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore) e empresas de operação de ativos offshore.
Há diversas funções para quem busca trabalhar em estaleiros, envolvendo construção e manutenção de embarcações de diferentes portes e, também, outros tipos de equipamentos marítimos como sondas de perfuração.
Universidades brasileiras com especialização em engenharia naval
O curso de engenharia naval com habilitação em bacharelado tem duração de cinco anos e envolve basicamente as matérias de cálculo, física e mecânica. Há também opções de especialização para profissionais de outras engenharias e tecnologias, com diferentes durações.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a carreira e área de atuação na engenharia naval, listamos algumas das principais universidades com graduação e especialização em engenharia naval. Confira:
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- Universidade Federal do Pará (UFPA);
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
- Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A graduação e a especialização em engenharia naval são excelentes opções para profissionais que querem encontrar boas oportunidades. Se você tem interesse na área e quer acompanhar as novidades do mercado, confira outros artigos em nosso blog.