Projeto de conversão de embarcação realizado com tecnologia 3D pela Proper Marine. Créditos: Arquivo pessoal.
Imagine realizar inspeções dimensionais ou desenvolver novas construções em embarcações sem perder tempo com abordagens tradicionais de medição e controle de qualidade, mas garantindo maior precisão e custos reduzidos em seus projetos? Com as tecnologias 3D essa possibilidade é realidade.
Na indústria naval, é fato que existem milhares de embarcações antigas que necessitam constantemente de um retrofit de equipamentos. Contudo, mesmo com base nos arranjos e no projeto original, que muitas vezes não representam a condição “como construído”, algumas informações adicionais são necessárias para a realização de novos projetos, principalmente, se tratando do encaminhamento de tubulações, calhas elétricas ou mesmo estruturas.
Nesse contexto, o escaneamento 3D é uma tecnologia emergente que possibilita aos engenheiros criar imagens tridimensionais detalhadas e gerar dados que permitem otimizar qualquer parte da embarcação ou mesmo desenvolver novos projetos com mais precisão, evitando possíveis retrabalhos na construção.
Projetos de embarcações – como era feito antigamente?
Até pouco tempo, a abordagem tradicional para inspeções dimensionais e construção de novas embarcações era bem demorada e pouco precisa. Havia a necessidade de projetistas e/ou engenheiros usarem fitas métricas ou réguas para mensurar sistemas e espaços.
A falta de precisão desses recursos exigia a inclusão de margens de tolerância para demonstrar a discrepância existente entre as medições e a realidade.
Isto por sua vez, eleva os custos nos projetos e inviabiliza a instalação de novos equipamentos por falta ou excesso de espaço, quando na verdade se tratava apenas de um erro de precisão na medição.
Escaneamento 3D – A nova realidade da indústria naval
Com o avanço da tecnologia na indústria naval, novas abordagens para medição e elaboração de embarcações foram surgindo. É o caso do escaneamento 3D, inovação que auxilia na inspeção, reparo e entrega de projetos com mais rapidez, eficiência e menos riscos.
Isso é possível graças à capacidade de fazer a varredura de várias posições dos barcos e novas construções, fornecendo uma cobertura completa e suficiente acerca de sistemas e equipamentos, bem como gerar dados mais precisos e coordenados.
O resultado são medições tridimensionais mais detalhadas, que permitem aos estaleiros avançar com seus projetos, reduzindo o tempo de inatividade.
O escaneamento 3D pode ser aplicado em todas as etapas do processo de desenvolvimento das embarcações, desde a avaliação inicial de viabilidade, até no projeto conceitual e fase de ajustes ou adaptações. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta extremamente útil, seja para gestão diária de navios ou projetos de modernização.
Projetos de embarcações em 3D
Considerando o potencial que a tecnologia 3D agrega aos projetos de embarcações, as empresas do setor têm ido além de sua aplicação na revisão e elaboração para desenvolver modelos criados a partir de desenhos 100% tridimensionais.
É o caso da Damen Engineering que, em parceria com a Sociedade de Classificação Bureau Veritas e o fornecedor de software marítimo NAPA, concluiu o seu primeiro projeto de embarcação, um navio draga de 2500m³, usando classificação baseada em modelos 3D.
O 3D MBA da Damen promoveu algumas vantagens como economia de tempo, eliminou potenciais fontes de erros e agilizou a comunicação. O projeto foi tão bem- sucedido, que a empresa já está aplicando esse processo na construção de outras embarcações.
Principais benefícios
Além da maior precisão e economia de custos, as principais vantagens que tecnologias 3D como a de escaneamento podem oferecer são:
Menor índice de reparos e modificações
Com modelos de inspeção digitais é possível planejar e construir navios ou parte deles de forma detalhada, uma vez que essa tecnologia permite medir peças, equipamentos e sistemas em um curto espaço de tempo.
Além disso, como ele envolve um alto nível de pré-fabricação, em que as medições são continuamente feitas em cada fase do processo de construção, os reparos e modificações durante a fase de montagem se reduz consideravelmente.
Montagem mais simples e rápida
Na construção naval, a necessidade de inspeções dimensionais é relativamente alta, sobretudo quando se trata de reparos ou construções de embarcações. Por meio do uso do scanner de digitalização 3D, as medições são feitas de maneira mais rápida e simples, o que exige menos tempo de montagem e menos mão de obra para essa operação.
Maior eficiência
Esta tecnologia fornece uma visão clara e detalhada do interior da embarcação, permitindo uma verificação fácil do posicionamento das peças e dos equipamentos, bem como do espaço disponível.
Assim, é possível levar mais eficiência aos projetos e reduzir conflitos no que se refere ao design das embarcações. Isso sem contar que, pelo fato do escoamento 3D ser rápido e intrusivo, não há a necessidade do navio estar em doca seca para efetuar a inspeção.
Diante de tantos benefícios e possibilidades que os modelos digitais proporcionam para engenharia naval reversa e inspeções finais, os estaleiros podem alcançar facilmente excelentes desempenhos e maior lucratividade em seus processos produtivos.
A Proper Marine é especializada em soluções para projetos de embarcação, conversão e reparos na indústria naval e offshore. Realizamos inspeções dimensionais utilizando o escaneamento 3D para que o projeto seja elaborado conforme as condições in loco com elevada precisão, evitando retrabalhos de construção.
Acesse o nosso site e saiba como podemos contribuir para o sucesso da sua empresa.