Descomissionamento da Embarcação FPSO Capixaba
Histórico
Em colaboração com seus armadores, operadores e a SBM, a Proper Marine realizou serviços de engenharia técnica e regulatória especializados para o FPSO Capixaba. O foco foi nas atividades preparatórias para o descomissionamento e reboque oceânico, garantindo conformidade com os rigorosos regulamentos e convenções para um descomissionamento seguro e ambientalmente responsável.
Operado pela SBM para a Petrobras, o Capixaba está ancorado no campo de Cachalote, localizado a cerca de 80 quilômetros da costa capixaba, no litoral do município de Anchieta (ES).
A unidade opera em poços do pós-sal e do pré-sal, com capacidade máxima instalada de 110 mil bpd e 3,2 milhões m³ de gás. Sua produção começou em 2010, a profundidade de lâmina d’água de aproximadamente 1480 metros, e abrange os campos de Cachalote, Jubarte e Baleia Franca, todos localizados a 80 quilômetros do litoral.
Desafio
O processo de descomissionamento envolve a desativação gradual das operações da unidade e o desmonte de suas instalações, seguido pela reciclagem e destinação adequada dos materiais retirados, considerando a sustentabilidade e proteção ambiental.
Embora esse tipo de serviço ofereça oportunidades para a indústria brasileira de petróleo e gás, como investimentos em infraestrutura portuária e embarcações especializadas, também apresenta desafios técnicos, regulatórios e logísticos complexos.
“Esses projetos têm grande complexidade são de extrema importância no mercado nacional, frente ao elevado número de unidades que passarão a ser descomissionadas nos próximos anos.”
Hugo Jordão, diretor executivo e de novos negócios da Proper Marine
Conclusão
O FPSO Capixaba está na fase final de descomissionamento, com saída do Brasil prevista para 2024. A unidade será enviada para reciclagem na Deep Panuke Recycling, instalação de reciclagem verde aprovada pela União Europeia (UE) na Dinamarca.